Depilacao Definitiva

11:25

   
   Quem aí odeia se depilar? A cera dói, a lâmina muitas vezes dá alergia, irrita, dependendo do local a pinça e linha é inviável, e muita gente tem dúvida sobre como funciona depilação a laser, fotodepilação (também conhecida como luz pulsada).

   
   Comecei meu tratamento na Espaço Laser do Shopping Santa Úrsula aqui de Ribeirão, mas como sou mega medrosa, pesquisei e fui em busca de muitas informações antes de começar o tratamento e trouxe um resumo de tudo que aprendi para vocês, que também tem vontade de fazer, mas ficam inseguras e gostariam de saber melhor, antes de se arriscarem.

O QUE É?

   A depilação a laser é uma técnica que através da energia luminosa do laser, remove os pelos de forma PROGRESSIVA, eliminando desde as hastes do bulbo capilar.  Isso ocorre pois a energia emanada do aparelho de laser é absorvida pela melanina do pelo a 60ºC, destruindo sua estrutura, fazendo com que ela perca ou retarde a produção de um novo pelo.
É uma técnica bem antiga, surgindo desde 1970, mas que passou por várias mudanças e agregações de outros métodos para diminuir a dor do procedimento.

INDICAÇÕES

   Existem técnicas capazes de atingir todos os tipos de pelo e pele. Mas no caso do laser ALEXANDRITE que é o oferecido no Espaço Laser, ele é indicado para fototipos mais claros.



   Fototipos são classificações do tom de pele e como ela reage em exposição ao sol, existem fototipos do I ao VI.  O laser alexandrite age muito bem até o fototipo V, porque o excesso de melanina escura (existem vários tipos de melaninas, desde as “incolores” até as mais escuras) no fototipo VI pode acabar causando manchas brancas praticamente irreversíveis na pele, devido o laser agir ao encontrar a melanina escura.  O laser Alexandrite que tem comprimento de onda 755nm não é indicado,sendo assim,  outros modelo como laser de diodo (800 nm), ou de  ndyag (1064 nm)  possuem o poder de diferenciar a melanina do pelo e da pele, e não assim não causam o risco de manchas. Então procure locais especializados e honestos.
Peles bronzeadas também não devem fazer o procedimento.

CONTRA INDICADO

   Os lasers são contraindicados também para quem possuem pelos claros, como loiros ou ruivos, já que não têm a melanina escura, o laser acaba não conseguindo agir no pelo. O ideal é uma pele clara até morena, mas com pelos escuros.

   Pessoas que estão com infecções no local da aplicação do laser não devem fazer, até que o tratamento tenha acabado e seu sistema imunológico esteja perfeito novamente, pois isso pode inferir com que sua pele não esteja sadia. Seguindo isso, pessoas que estão com herpes, também devem esperar o término do tratamento, já que a pessoa está com baixa imunidade durante a infecção, ou qualquer outra doença que seja auto imune, ou inflamatória no local do procedimento.

   Grávidas e mulheres que estão amamentado também não é indicado o procedimento. Ou quem faz uso de ácidos ou medicamentos fotossensíveis (sensível a luz).

TEMPO DE DURAÇÃO?

   O procedimento deve ser realizado a cada 30-45 dias, isso vai depender de cada clinica. O meu é uma sessão a cada 45 dias, e você adquire um pacote com 10 sessões (um tratamento de 1 ano e meio), e apesar de na 2 ou 3 muitas pessoas já não terem mais quase pelos, ou o crescimento dele, é geralmente necessário todas sessões, para eliminar possivelmente todos os pelos, inclusive aqueles que ainda não apontaram. Eles são destruídos na fase de crescimento(anagéna), e essa pausa é exatamente para atingir o tempo dos pelos na fase de crescimentos.

DOÍ?

   O uso de laser costuma ser dolorido, por isso existem técnicas que utilizam uma pomada anestesiante ou artificios para eliminar a dor do procedimento.

   O laser alexandrite utiliza o método de um disparo ar frio (gás de criogênio), antes do disparo do laser, para anestesiar a dor local. E realmente pelo menos comigo, não senti dor, no máximo um leve incomodo como se fosse uma leve queimadinha, ardência. Mas que foi nem 1% de dor que imaginava, e que tinham relatos na internet. Lembrando que escala de dor é complicado mensurar, já que cada um pode ter a sua.

POSSO ME DEPILAR NO INTERVALO DAS SESSÕES?

   Sim, mas somente com o uso da lâmina, já que com ela eliminamos apenas o comprimento do pelo, e é necessário manter a raiz do bulbo para que a cada sessão de laser seja possivel atingir a raiz dele destruindo sua estrutura.  Então mesmo após a sessão você pode sair da clínica e fazer sua depilação com a lâmina.

CUIDADOS ANTES E DEPOIS DO TRATAMENTO

   O indicado é que antes de cada sessão de laser, você deixe pelo menos 3 dias sem utilizar a lâmina, para que tenha um mínimo de comprimento do pelo na sessão.
    
   E é permanentemente proibido se expor ao sol, no mínimo 7 dias antes e depois de cada sessão, para evitar o aparecimento de manchas, já que o bronzeamento aumenta a regeneração da melanina.Pode se utilizar loções calmantes após a sessão de laser se sua pele ficou irritada,o filtro solar é indispensável, e exclusivamente no caso da axilas não deve se utilizar desodorantes  ou antitranspirantes que contenham álcool em sua formulação, para evitar a dor.

PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER DEPOIS?

   Após a sessão a pele pode ficar levemente ardente, quente , sensível e vermelha, o que desaparece com algumas horas (cerca de 4h), pode se fazer compressas geladas para ajudar nesse caso. Algumas crostinhas também podem aparecer, o que desaparece naturalmente.

   Pode ocorrer surgimento de manchas tanto claras como escuras, pois isso vai depender da clínica e pessoa , dor, queimaduras e bolhas. Caso ocorra algo do gênero, procure o profissional que você fez, se oriente e até procure um próprio dermatologista.
   
   É importante ressaltar que é sempre legal você conhecer o local que você vai fazer, conversar com os profissionais especializados, retirar todas suas dúvidas, procurar locais com referência, para evitar que ocorra qualquer problema. Se você é de ribeirão eu super indico o Espaço Laser, as meninas me esclareceram tudo, tiraram todas dúvidas, e eu e algumas amigas testaram e em nenhuma ocorreu algum problema. Até porque lá eles usam ao laser de alexandrite, que diminui e muito a chances de causar queimaduras, bolhas e manchas.

   Muita gente relata que você fez o procedimento e os pelos continuam a crescer normalmente durantes esse período, é normal isso, principalmente após as primeiras sessões, eu realizei faz 1 semana e os pelos continuam crescendo normalmente, pois o tratamento é progressivo, e vai caindo ao longo do tratamento,  alguns folículos são destruídos na hora e outros são somente danificados e voltam a crescer o pelo. Logo após a realização da sessão, ocorre uma expulsão do pelo, e onde muitos deles estão soltos e você pode constatar que vão caindo.

LOCAIS?

   Os locais que têm os melhores resultados são axila, virilha, barba e perna. O buço têm pelos mais finos, o que pode fazer com que se perca o resultado mais facilmente. Já que ele atrais menos calor do laser, dificultando a destruição da sua estrutura.

É DEFINITIVA?

   Praticamente, segundo estudos cerca de 74 a 84% dos pelos não voltam, mas pode ocorrer casos que voltem, devido a estimulação celular para produção de um novo pelo, essa estimulação pode ser natural do próprio organismo, ou causada por alterações hormonais, como gravidez, menstruações, problemas hormonais, medicamentos podem fazer a estimulação. O indicado após o término do tratamento é a realização de uma sessão a cada ano para manutenção e eliminação dos poucos pelos teimosos que possam surgir.

O PROCEDIMENTO

   Ele é bem rápido, no caso da axila, o procedimento foi cerca de 1 minuto em cada, e durante ele usamos um óculos para proteger nosso olhos do laser. Nada de tentar espiar ele, ou realizar sem as devidas proteções.

CUSTO

   O tratamento é mais caro que uma depilação a cera, mas o custo x beneficio é super vantajoso, e o que você acaba gastando 2x no mês compensa o valor da sessão.

DIFERENÇA ENTRE LUZ PULSADA (FOTODEPILAÇÃO) E LASER?

   A luz pulsada é possível variar a intensidade de acordo com o tipo de pele, sendo menos agressiva. E também estimula a produção de colágeno, mas é necessário maior número de sessões para atingir o efeito desejado ( em muitos casos é necessário o dobro de sessões que a de laser). É muito indicada também para mulheres ou homens negros, que possuam o fototipo mais escuro, ou que tenham pelos mais claros como loiros e ruivos.

   Já o laser pode atingir camadas mais profundas, sendo considerada de forma um pouco mais agressivo, se não for tomadas as devidas precauções já citadas. Mas como é especifico para o pelo, o tratamento é bem mais rápido que o de fotodepilação, e mais duradouro.

   E vocês já fizeram depilação a laser? Ou tem a vontade de fazer?


Um super beijo :*

You Might Also Like

0 comentários

Siga o Blog por E-mail

Postagens populares