Voce usa cosmeticos vencidos?

16:29

  


    Oi pessoal, 

   Estou sumidinha, mas o blog vai voltar ao normal, e o post de hoje é sobre os cuidados necessários que devemos ter ao comprar cosméticos, você geralmente analisa a validade dos produtos? Sabe como descarta-los, e será que usar algum produto vencido faz mal a saúde? 

   Vamos começar relembrando que a legislação vigente em nosso país é da ANVISA, que é um pouco diferente da Europa e América do Norte sobre a validade de cosméticos, então primeiro vamos falar dos cosméticos fabricados aqui no nosso país, para não ficar extenso os cosméticos importados terão um post exclusivo.



RÓTULO

   Primeiramente é OBRIGATÓRIO ter a data de validade, caso ela não esteja   você pode entrar em contato com a ANVISA e avisar que o produto x não segue os parâmetros estabelecidos, e isso pode  resultar em interdição do lote, suspensão da venda e tudo mais. A empresa que não oferece nem a validade no rótulo, provavelmente não está regularizada, e não oferece a segurança que a legislação vigente exige antes do lançamento do produto. Lembrando também que é proibido a comercialização de produtos vencidos.

O prazo de validade é o período de vida útil onde é garantido que ele esteja estável e seguro, usar produtos depois deste prazo pode acarretar a algum dano ao consumidor. São realizados inúmeros testes para  estimar o prazo de validade.

TESTES E ARMAZENAMENTO

   Esse prazo é feito de acordo com o local que ele vai ficar exposto, como por exemplo na prateleira. Uma dica importante é que em casa é importante não guardar os cosméticos em locais expostos a muitas luz, umidade e com altas mudanças de temperatura. O banheiro não é local mais apropriada para guardar nossos amigos da beleza, pois isso pode estimular reações, ou aumentar a presença microbiana no do produto. A contaminação causada pela exposição do produto no ar também pode ocorrer, então produtos que apresentem válvulas onde você retira o necessário para usar e não volta para a embalagem é o melhor.

VALIDADE MÉDIAS


  •   Batons: 2 anos
  •   Rímel: no máximo 1 ano
  •   Sombra, blush, pó compacto: Máximo de 4 anos
  •   Base: 2 anos na média
  •   Esmalte: 2 anos
  •   Cremes: 1-2 anos
  •   Shampoos e Condicionador:  6 meses a 2 anos
  •   Perfume: 3-4 anos
  •   Lápis de olhos e boca: cerca de 1 ano.
  •    Primer para olhos: 6 meses a 1 ano.
  •   Hidratantes (labial, facial e corporal): de 1 a 2 anos.
  •    Produtos para área dos olhos (hidratante, creme anti-idade e afins): 6 meses.   Em raríssimas exceções, 1 ano.
  •   Demaquilante: 6 meses a 1 ano.

MEU PRODUTO VENCEU E AGORA?

   Se você percebeu que seu produto venceu o mais indicado é o descarte, mesmo que tenha um prazo de segurança adicional, o máximo recomendado é o uso por mais 15 dias, isso se não apresentar nenhuma alteração visível e se durante este período foi conservado em condições boas de qualidade.

   Quando usamos um cosmético vencido, mesmo que aparentemente não se tenha nenhuma alteração visível, pode ter ocorrido uma oxidação, que pode causar irritação, sensibilidade, coceira, dermatite e até alergia. Além disso, o produto pode não garantir mais o efeito desejado, e você perder a segurança oferecida pela empresa no caso de qualquer problema ocorrido com o uso do produto.

   Os produtos podem estar contaminados por micro-organismos e fungos, podem causar infeçções caso se encontrem em mucosas específicas.
Isso vale desde para cremes, maquiagens, onde é mais difícil avaliar suas alterações, mas como são produtos que entram em contato com mucosas importantes, eles merecem o mesmo cuidado, produtos utilizados nos olhos vencidos podem gerar conjuntivite , inclusive eles são os maiores responsáveis pelas queixas em consultórios dermatológicos.

DESCARTE

   Apesar de muitos produtos serem biodegradáveis o correto seria descartar os cosméticos em locais específicos,para evitar a contaminação no meio ambiente, mas nem todas empresas se preocupam com isso ainda. No momento somente a AVON,LUSH, BOTICÁRIO, MAC e RISQUE têm um programa para coletar as embalagens de produtos vencidos.

COSMÉTICOS IMPORTADOS

   Diferentemente dos cosméticos nacionais, os cosméticos importados começam a contar a validade após o tempo que foi aberto, você sempre vai encontrar um desenho de embalagem com a quantidade de meses seguidas pela letra M, de month. Então esses requerem mais cuidados ainda, é importante colar um etiqueta com a data que abrimos o produto nesse caso, já que ele não vêm escrita, isso é de acordo com que os produtos somente depois de aberto tende a sofrerem reações que mudem suas estrutura e possam danificar.

   Também é possível consultar a fabricação de acordo com o chamado Batch Code, que é um código que fica geralmente na parte inferior da embalagem e consultando o site é possível encontrar as informações. E verificar a validade do produto fechado, sem a gente estiver aberto ele anteriormente.

   E possível consultar também através de um aplicatico chamado Check Your Cosmétics.

DICAS DE CONSERVAÇÃO

   Então fica algumas dicas para comprar seus produtos, nunca utilize ele sem recomendação médica se a pele estiver lesionada ou machucada. Se você tiver alguma irritação, suspenda o uso do produto imediatamente e procure um dermatologista. Armazene em locais adequados, e evite a contaminação cruzada de pegar e devolver o produto na mesma embalagem, para não contaminar o resto.

   Evite o empréstimo de produtos a outras pessoas,principalmente que vão em contato com olhos e boca, mas e o caso de maquiadores? Essas dicas vão ficar para outro post para não ficar muito extenso esse.

   E vocês costumam reparar na validade dos cosméticos?

   Beijos <3


You Might Also Like

1 comentários

  1. Linda, amei o post, essas dicas aí super úteis, e não vejo a hora do próximo post sobre o caso de maquiadores!! Beijos flor :*

    ResponderExcluir

Siga o Blog por E-mail

Postagens populares