Cuidados com a pele no inverno

09:00


   Olá pessoal,

   O inverno está chegando e com isso ocorre uma queda brusca de temperaturas, ventos frios e a umidade cai. E para evitar que a mudança do clima deixe sua pele ressecada, esbranquiçada, ásperas , descame ou com alergias, separei as melhores dicas para você enfrentar essa temporada com sua pele linda.
E se sua pele for oleosa, essa época pode aumentar a produção de sebo nela, causando ainda mais acnes.


   Semana passada fiz uma resenha do hidratante de inverno da natura, e até mencionei um pouco a importância de hidratar a pele nessa época, mas nesse post/vídeo vim falar muitas outras dicas para deixar sua pele bonita e saudável durante o inverno.

Hidratantes Corporais


   Aplique um hidratante no corpo diariamente, principalmente se ele for enriquecido com substâncias emolientes (que deixam a pele macia e hidratada)e umectante (que pegam a umidade no ar, atraindo para a pele). Então análise os rótulos, veja as composições, cremes com ureia, glicerina, óleos,extratos vegetais,antioxidantes, proteínas, manteigas, silicones, ácido hialurônico, vitaminas, silício, entre outros são ideais para essa época do ano.

   Aproveite e passe o seu hidratante ainda quando estiver no banheiro, logo após o banho, pois evita que a umidade da pele que ganhamos no banho se perca. O ideal é hidratar até poucos minutos após o banho, aproximadamente até 5 minutos.

Protetor Solar


   Não é porque não estamos mais no verão, que vamos abandonar o filtro solar, a pele continua recebendo as radiações do sol, podendo causar manchas, inflamações cutâneas, aumentando o envelhecimento, causando rugas, flacidez, perda da elasticidade e o pior aumentando o risco de câncer de pele. Além do que, determinados filtro solares são capazes de proteger nossa pele dos danos causados pela luz visível, que é aquela emitida por lâmpadas, computadores, celular e etc. Então não esqueça de usar seu filtro solar, mesmo se tiver a pele oleosa, nesse caso existem inúmeras opções no mercado com ativos que vão retirar a sensação oleosa que muitos filtros podem causar na nossa pele.

Anti manchas


   Se você quer fazer tratamento com clareadores e ácidos, ou até peelings químicos, essa é a melhor época, já que ficaremos menos expostos ao sol, evitando criar manchas durante o tratamento.
Importante!  se você têm ou já teve melasma, cloasma, manchas sênis, sardas ou qualquer outro tipo de mancha na pele, e está fazendo ou já fez tratamento com ácidos ou outras substâncias clareadoras é INDISPENSÁVEL usar o filtro solar. Caso  contrário, a manchas podem voltar, jogando todo o tratamento fora, mesmo que seja por 1 um dia que você se expôs ao sol sem proteção.

Alimentação


   A hidratação deve ser feita tanto por fora, como por dentro, desse jeito além de garantir pele, cabelos e unhas mais bonitos, você reforça seu sistema imunológico se livrando de gripes e resfriados frequentes nessa temporada. Não esqueça da alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e abandone os doces.

   Como nem sempre iremos querer ingerir água para se hidratar, abuse dos chás nessa época, que além dos benefícios da água, vão trazer inúmeros outros de acordo com cada tipo de chá, mas são excelentes fontes de antioxidantes. Além de serem quentinhos e esquentar a gente.

Banho

   Apesar de nessa época ficarmos tentados a tomar banhos quentissímos e demorados, isso não é o mais indicados, as altas temperaturas da água acabam agredindo a pele e ressecando ainda mais ela, já que retira a umidade natural dela. Então o ideal são banhos mornos e rápidos. E susbtitua os sabonetes em barra por líquido, que tem pH mais compatível a pele e agridem menos ela. E com substância hidratantes como glicerina, ceramidas, manteigas e outros. Como o sabonete hidratante de pêssego e flor de lótus da orgânica.

   Aposente também sua bucha, já que ela resseca ainda mais a pele e retira a gordura, isso serve tanto pro corpo como por rosto.

Rosto


   Mesmo estando frio, não devemos mudar a rotina de lavar o rosto 2-3x ao dia com água fria, principalmente pra quem já têm a pele oleosa, tonificar e hidratar. Importante também é esfoliar de acordo com a indicada ao seu tipo de pele, fiz um vídeo só falando sobre esfoliação e indicando como deve ser feita, além da quantidade semanal para cada tipo de pele, então qualquer dúvida ele está aqui. Mas opte por pausas maiores de esfoliação, se você faz 1 x na semana, passe para a cada 15 dias , ou assim que sentir necessidade.

Lábios


   A pele dos lábios é muito fina e pode rachar nessa época, então abuse de balms umectantes que vão evitar a perda de água da boca. Importante! a  saliva pode ressecar ainda mais a boca, então nada de ficar passando a língua na boca para umidifica-lá, pois ela possui enzima que podem causar o ressecamento.

Pés


   Durante a noite ocorre a renovação celular da pele, então passar creme nos pés e colocar uma meia aumenta a capacidade de hidratação.

Depilação Definitiva

   Essa época é a ideal se você quer fazer esse procedimento, já que sua pele não estará bronzeada e isso influencia e muito na chance do procedimento causar queimadura, pois quando a pele está bronzeada usa –se menos energia para que ela não cause queimadura.

Água Termal

   A água termal pode ser uma aliada nessa época, principalmente se for ricas em minerais importantes para a pele como selênio, manganês, entre outros. Elas auxiliam a equilibrar o pH da pele, hidrata e acalma o rosto. E pode ser utilizada antes do hidratante.

Cabelos

   Para evitar o surgimento de caspas, evite lavar o cabelo na água quente, opte pela morna. E também não durma com o cabelo molhado.

   E você já começou a adotar alguma dessas dicas?

   Beijos <3

You Might Also Like

11 comentários

  1. Sou bem preguiçosa com cuidados para comigo mesmo. Adorei as dicas!

    Me fala onde vc mora que te ajudo a encontrar um grupo escoteiro, po :3
    | Promoção de um ano de A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela, tudo bem?

      Desculpa a demora, moro no interior de São Paulo, Ribeirão Preto.
      Também sou preguiçosa, somente tenho mania de me hidratar todo o dia, não suporto pele ressecada hahahhaha

      Obrigada pela visita <3
      Beijos :*

      Excluir
  2. eu sempre uso os hidratantes da Natura, principalmente depois do banho, mas não conhecia esses específicos para o inverno. suas dicas são valiosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubia, tudo bem?

      Vi que esse ano além desse aroma, lançaram mais 2 com avelã e outra essência, estou doida pra testar, deve ser ainda mais gostoso.
      Se você comprar algum especifico pro inverno, nunca mais vai querer usar outro nessa época.

      Obrigada pela visita <3
      Beijos :*

      Excluir
  3. Oi Raissa, adorei o post, amo falar sobre hidratação, no inverno e em dias frios me enrolo todinha, preciso de hidratante de chuveiro mesmo, ps me hidratar após sair é complicado rsrs e nos cabelos, é super dificil evitar a aguar fervente, parece que perco a noção da temperatura essa época, fora isso acho que to fazendo tudo certinho ;)
    Beijos
    http://comdebyduar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deby, tudo bem?

      Eu também tenho essa dificuldade de lavar o cabelo no inverno, sempre quero uma água quentinha :'(
      No verão tomo banho no frio ou levemente morno sem problemas, e me enrolo todinha também, mas não deixo de passar meu hidratante, pois já virou mania hahahhaha.

      Obrigada pela visita <3
      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi Linda!!! Amei teu blog, nossa e quanta dica bacana em um post só meus Deus to fazendo tanta coisa errada...kkkkkk, sabe de uma coisa que eu amo tomar banho pelando sabe?! chega a ficar tudo vermelha a pele sei que isso é ruim mas não consigo tomar banho morno tem que ser bem quente. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, tudo bem?

      Fico muito feliz que você tenha gostado.
      Eu também amo banho quentinho, fico vermelha as vezes, mas isso faz um mal que tento tomar pelo menos o mais rápido que posso pra agredir menos a pele.

      Obrigada pela visita <3
      Beijos :*

      Excluir
  5. Achei super interessante esse tema.
    Fiz uma postagem há um tempo em meu blog falando sobre os cuidados com o lábios.
    Sua postagem ficou super completa, falando um pouco de cada parte do corpo.
    Beijinhos.
    http://www.estilosaefeminina.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas e a postagem Rara
    Preciso melhorar nos cuidados comigo mesma e espero conseguir =D

    Beijos
    BlogSemDrama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Raíssa, ótimas dicas. Eu confesso que preciso aprender a usar o protetor solar rs.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir

Siga o Blog por E-mail

Postagens populares