Melatonina

21:31


   Olá pessoal,

   O post de hoje é sobre um medicamento que ainda é proibido no Brasil, mas como é amplamente procurado e utilizado, vim contar um pouquinho do que é a melatonina. Porque é proibido aqui no Brasil? Lembrando que os mecanismo de ação e os efeitos no organismo ainda não foram elucidados completamente.

   Ela é comumente conhecido por viajantes internacionais, já que é muito indicada para reduzir o jet lag (mal estar comum quando mudamos de fuso horário).

O que é a Melatonina?


   A Melatonina é um hormônio que é produzido pela glândula pineal, localizada no nosso cérebro, esse hormônio é encontrado em todos os animais. Ela é produzida quando estamos em repouso, em resposta a escuridão, seu pico é geralmente as 2 horas da manhã, o que varia de acordo com o horário que você costuma dormir e acordar. Ela é quem sinaliza ao corpo quando é dia e quando é noite.


   A metabolização dela é rápida, e a sua produção reduz com o passar do anos, o que explica o porquê a insônia é mais frequente em indivíduos da terceira idade. Nessa fase há um declínio gradual da produção da melatonina.


O Remédio


   Produzida sinteticamente, sendo similar ao nosso próprio hormônio, ela é indicada para tratamentos contra insônia , permitindo que os usuários acordem bem dispostos e descansados, sendo altamente eficaz quando comparado a outros calmantes no mercado.

   Mas os efeitos dela numa ingestão diária são desconhecidos, principalmente em pacientes idosos, que necessitariam do uso do remédio diariamente. Outro problema é em relação a dose, já que os medicamentos encontrados no mercado possuem como menor dose 1 mg, que é no mínimo 2x a quantidade comumente produzida de melatonina durante o dia todo.

   A hora ideal de se tomar a melatonina é uma grande incógnita para os pesquisadores, já que seu pico de produção varia de acordo com o ritmo programado de cada pessoa. Se uma pessoa tende a dormir durante a madrugada e acordar próximo ao meio dia, provavelmente o seu pico de produção de melatonina e o horário de ingestão do remédio é diferente de uma pessoa que dorme cedo e acorda com o galo cantando.

   A decisão para saber qual o melhor horário para você ingerir melatonina, deve ser feita através de exames médicos e sanguíneos.

Efeitos Colaterais


   Segundo estudos na literatura, ela não possui efeito tóxico. Mas deve-se atentar ao horário indicado e dose indicada pelo seu médico, principalmente se utilizada em crianças, já que pode provocar um retardo no início da puberdade, dependendo da dose e quantidade utilizadas.

   Se usados em quantidades maiores que indicadas o paciente pode apresentar sonolência durante o dia. Não é indicada para gestantes e mamães que estão amamentando, devido à falta de pesquisa nesse público.

Porque é proibida no Brasil?


   Não há registros da Melatonina como medicamento no Brasil, não podendo essa droga ser comercializada.  Segundo a ANVISA, a substância ainda não foi avaliada quanto a segurança e eficácia.Essa medida foi tomada há alguns anos devido a propaganda estimular usos indevidos dela na época.

   Mas a ANVISA permite que a pessoa importe o medicamento para uso próprio, se existir a indicação MÉDICA.

   Nos EUA, a melatonina se encaixa como suplemento alimentar, sendo facilmente encontrada e não necessitando de indicação médica.  É comercializada para amenizar os efeitos insuficientes do hormônio natural.
E na Europa, ele é vendida como medicamento.
Provavelmente, num futuro breve ela deverá ser liberada para tratar insônias, principalmente em idosos, e na associação para a prevenção ou tratamento de determinado tipos de câncer.

   Lembrando, a orientação médica e farmacêutica é fundamental, não tome NUNCA medicamentos sem a orientação profissional. O que foi bom para sua vizinha, ou para um parente não é garantido que seja bom e seguro para você. A automedicação é uma das causas principais da intoxicação medicamentosa, podendo em casos extremos, levar a morte.

   Qualquer dúvida deixem nos comentários, se não souber, eu procuro para vocês <3

   Beijos e até mais.


You Might Also Like

22 comentários

  1. Acho que minha glândula pineal ama produzir melatonina! kkk brincadeira.. Ótimo post, bem interessante! Mas agora falando serio, preciso procurar um medico ou algo do tipo. O sono que eu sinto não é normal! Devo ter hipersonia! Eu adorei o texto. Parabéns!

    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem?

      Hahaha, que bom que você nunca sofreu com insônia.
      Fiquei feliz que você gostou ;)

      beijos <3

      Excluir
  2. Oi Raissa, tudo bem?
    Amei seu post e estou cursando Farmácia também é meu primeiro ano e por enquanto to gostando :)
    bjos linda

    http://blogelassemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid, tudo sim e você?

      Ah tenho certeza que você vai amar o curso, é uma delícia, e a gama de áreas para se trabalhar é gigante.

      Beijos :*

      Excluir
  3. arrasou no post, super completo. Eu nunca sofri com insonia, mas ultimamente tenho tido um sono agitado e comecei a tomar passiflora antes de dormir.
    Beijos
    Fe Pacheco
    www.fepacheco,com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, tudo bem?

      Fiquei feliz que tenha gostado, e ainda bem que você nunca passou por isso, é bem chatinho :)
      Já tomei passiflora também.

      beijos :*

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Day, tudo bem?

      Que bom que você gostou gata <3

      beijos :*

      Excluir
  5. Bacana o post! Eu não tenho costume de tomar muitos remédios, pois tenho muito alergia.

    www.expectativasreais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bem?

      Está corretíssima, se você já têm um processo alérgico deve redobrar a atenção aos medicamentos.

      beijos :*

      Excluir
  6. É uma pena que se saiba tão puco sobre os efeitos a longo prazo. Por que insônia é algo terrível, para quem tem e esse medicamento me pareceu uma boa alternativa.

    Beijos.
    http://www.lucianadelavega.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bem?

      Sim, mas logo provavelmente será uma opção muito utilizada para o tratamento da insônia, que é bem complicada e desgastante.

      beijos :*

      Excluir
  7. Nunca tinha ouvido falar.. Achei interessante o remédio em si, mas por outro lado, se é proibido é proibido mesmo né.. sei lá, achei tenso kkk Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, tudo bem?

      Sim, mas nos próximos anos a Anvisa deve liberar, já que todos os outros grandes Órgãos regulatórios já permitem.

      beijos :*

      Excluir
  8. parece otimo porém nunca usaria mesmo eu tendo insônia
    remédio vicia e depender disso pra dormir deve ser complicado se é proibido deve ter alguma razão bem obvia

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle, tudo bem?

      Na verdade como os grandes órgãos do EUA e de toda a EUROPA aprovam, provavelmente logo a Anvisa aprovará, até porque esse assunto está sendo nível de muitos estudos, deixando obsoleto a justificativa da Anvisa.
      Mas confesso, que apesar de ser farmacêutica, só uso medicamentos quando realmente necessito :P

      beijos :*

      Excluir
  9. Parece super ótima para quem tem problemas com a famosa insonia,eu por outro lado nunca tive.Mas conheço pessoas que adorariam experimentar a melatonina para poder dormir tranquilamente.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, tudo bem?

      Eu também nunca tive efetivamente, mas nos raros dias que já temos a dificuldade de dormir em certo horário é tão desgastante. Que ter insônia frequente, deve ser bem complicado.

      beijos :*

      Excluir
  10. Oláa , Muito Lindo seu Blog viu , rsrsr
    Beijos
    www.lorraynesantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lo, tudo bem?

      Que bom que gostou <3

      beijos :*

      Excluir
  11. Oiii que interessante esse remédio, será bom se no futuro próximo, a Anvisa permita para tratar as insônias das pessoa, porque é triste não conseguir dormir.
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem?

      Acho que permite sim, ela está um pouco atrasada e logo provavelmente irá liberar com os avanços dos estudos nessa área.

      Obrigada pela visita,

      Beijos :*

      Excluir

Siga o Blog por E-mail

Postagens populares