Balanco de Brancos

14:46



   Oi pessoas,

   Meu nome é Wesley, e a partir de hoje sou o novo colaborador do blog e a cada semana vou trazer um assunto diferente para vocês,relacionados a fotografia. E hoje vou falar de um assunto que tenho certeza que a maioria de vocês não sabe sobre fotografia/filmagem, e que mudará suas vidas!

  Para que vocês entendam esse assunto, que é um pouco complexo, nesse primeiro post vou explicar de uma maneira bem genérica e prática, procurando simplificar o máximo possível para um fácil entendimento.

  Então o que é esse tal Balanço de Brancos (White Balance)?

O Balanço de Brancos é um processo para remoção das cores “não reais”, por que muitas vezes sua câmera não entende o que na sua fotografia é branco e neutro, e se ela não entender isso, ela com certeza irá fazer besteira.

  O Balanço de Branco deve ser levado muito a sério quando se fotografa ou filma com a intenção de mostrar “cores”. Então se você irá mostrar uma maquiagem, um produto, ou qualquer outra coisa que não possa sofrer alterações no TOM daquele assunto, APRENDA URGENTE sobre Balanço de Brancos, por que se não aprender, provavelmente você não vai entender o porquê o vermelho ficou azulado, o azul ficou verde, o amarelo branco, etc.
Vamos entender um pouco sobre a temperatura de cor das luzes.

   Se você olhar com atenção verá que quanto maior a temperatura de cor, mais azul fica, e quanto menor a temperatura mais amarelo/avermelhado fica.

   Imagine o seguinte, em um casamento o vestido da noiva é branco, porém toda a igreja é iluminada com lâmpadas Fluorescente de 6400K (Mais azul), se a câmera não tivesse o Balanço de Brancos o vestido iria aparecer na foto levemente azulado, assim como todas as outras cores mudarão o seu tom para um pouco mais azul. Será que a noiva iria ficar satisfeita com uma foto de vestido azul? O mesmo aconteceria se fosse uma iluminação sob lâmpadas incandescentes, halogenas, Pôr-do-Sol, que deixará o vestido amarelo e por ai vai.

  Mais o que o Balanço de Brancos faz nesse exemplo da noiva? se você diz para a câmera que a noiva está sendo fotografada em uma luz de  6400K(mais azulada), a câmera vai entender que é uma luz mais azul e vai jogar um amarelado pra anular o azul, e assim o branco voltará a ser branco, assim como todas as outras cores não mudarão o seu tom. E no exemplo de estar em uma iluminação de 3000K, o vestido dela ficará amarelado, mas se a câmera souber disso, compensará a foto com a cor azul, assim anulará o amarelo e tudo voltará a ser a cor real.

  Agora que você entendeu o que é o Balanço de Brancos, vamos para a prática:
Sua câmera terá que ser extremamente antiga para não permitir se fazer um Balanço de Brancos, até as mais simples vem com esse ajuste. Você terá várias opções WB onde você poderá escolher o mais compatível com a sua iluminação.

Você terá quase sempre (com algumas variações dependendo da marca) as seguintes opções:

   Auto – A câmera tentará descobrir automaticamente o seu Balanço de Branco, muitas vezes funcionará,  mais em locais que há poucos tons de branco e neutro, com luz mista ou que você precisa de máxima reprodução das tonalidades de cores não é recomendável.

   Tungstênio – Luz bem amarela.

   FluorescenteAtenção, muitas pessoas erram nessa opção, pois na maioria das câmeras está sendo considerada uma lâmpada fluorescente de 4000K(mais amarelada), mas existem várias temperaturas de cores dessas lâmpadas, e inclusive é muito mais comum se encontrar uma de 6400K(mais azulada) do que a amarela. Então cuidado, pense sempre na temperatura de cor e não somente no nome. Na Lâmpada está escrito a temperatura de cor, se conseguir verificar é melhor, caso seja de 6400 kelvin você pode usar a opção nublado, que será mais próximo.

   Luz do Dia – Fica no meio da Escala de cores, cerca de 5000K, que corresponde a luz do dia próximo das 12:00. A câmera não faz ajuste algum, pois a luz do dia não muda suas cores, entendeu o porquê suas fotos ficam ótimo quando feitas externamente?

   Nublado – Cerca de 6000K (levemente azulada).

   Flash – É uma opção que é necessário mais estudo para usar,futuramente explicarei mais sobre o flash.

   Sombra – Cerca de 7000K (Azulada)

   Fotografei essa caneca branca em luz do dia com diferentes opções de WB. Perceba como o automático se confundiu e deixou azulado e como o WB “Luz do Dia” foi o único a deixar a caneca realmente branca.


Mais nem tudo é tão fácil assim, então você me pergunta, mas e uma luz mista? Como por exemplo dentro do seu quarto com a luz do teto e da janela entrando?

  Nesse caso o melhor seria deixar no modo WB AUTO (automático) no caso de não necessitar de muita precisão nos tons da cores. Ou ainda efetuar o Balanço de Brancos Manual, para quem precisa de cores exatas é a descoberta do século.

   WB Manual – A maioria das câmeras possui essa opção, que consiste basicamente em se fotografar uma superfície branca ou um cinza neutro (folha sulfite ou cartão próprio) e salvar essa foto na suas configurações de WB, assim você estará dizendo para sua câmera que aquele é o branco e é assim que ela deve entender. Com isso ela faz todas as configurações para a regulagem das cores, e seus problemas em qualquer tipo de luz está resolvido!!! Lembrando é claro que essa foto da folha sulfite deve ser feito no mesmo local que você irá fotografar, sob a mesma luz.

  Uma rápida Observação: Em câmeras mais sofisticadas que permitem fotografar em arquivo .RAW, não é preciso se preocupar com o White Balance, pois você pode mudar essas configurações de branco a vontade usando o programa Lightroom, mais infelizmente quem fotografa em .JPEG as definições de balanço de brancos são definitivas, e não há como corrigir exatamente na edição, então é preciso ter o cuidado redobrado quando se fotografa.

   Piada do dia: É muito engraçado quando vejo blogueiras dizer que colocaram duas lampadas azuis e uma amarela, ou vice versa, por que seus videos estavam ficando muito azulado ou amarelado. Se elas aplicassem Balanço de Brancos poderiam colocar quanto de azul ou amarelo que quisessem que bastaria o ajuste para corrigir. É claro que o WB não corrigi excesso de luz estourada sob seu rosto, então o que se deve pensar em iluminação é uma boa distribuição da luz no local.

Agora um exemplo do Balanço de Brancos Manual:


   Parabéns! Se você conseguiu ler até aqui você deve ter gostado do Post e eu fico muito feliz, infelizmente não consegui resumir mais que isso. 

  Caso tenham alguma dúvida comente abaixo, ficarei feliz em ajudá-las!

You Might Also Like

18 comentários

  1. Carambaaaaa, esse post caiu do céu. haha Eu estava pesquisando ontem sobre isso, e me ajudou muito a entender, já que eu vi outras explicações em outros sites, e não tinha entendido nada.

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  2. Li tudo sim! rs
    Adorei saber mais, não tinha conhecimentos sobre o assunto. Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica, tudo bem?

    Que bom que gostou, e obrigado pela visita :D

    Qualquer dúvida que tiver pode perguntar!

    Abraços. Até o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mayara,

    Que bom que leu tudo, estava com medo de ficar muito grande rsrsrs

    Obrigado pela visita.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Puxa que dicas bacanas, súper úteis!
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre fotografia, que adoro.
    Beijos
    Kauany Santos - Matéria Feminina

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita Kauany, fico feliz que tenha gostado.

    Até o próximo!

    ResponderExcluir
  7. Li tudinho e gostei muito!

    Sou um pouco preguiçosa pra tirar fotos, preciso estudar mais o assunto. Acabo arrumando tudo no balanço de cores do Photoshop rs.

    Beijos e parabéns pelo post.
    bloguetanamoda.com
    rede.natura.net/espaco/camillak

    ResponderExcluir
  8. Que bom que gostou Camilla :D

    O photoshop é muito bom, só não se esqueça que se estiver lidando com fotos em JPEG estará misturando cores e não alterando como o Balanço de Brancos faz, e nem terá a precisão exata do tom e naturalidade ^.*

    Abraçoos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Bela,

    Muito Obrigado pela visita!

    Infelizmente, como disse no texto, foi o máximo que consegui resumir, se resumisse mais do que isso faltaria informações básicas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Nossa que post excelente! Fui até buscar minha câmera pra testar a dica e daí ela não ligou. Isso nunca tinha acontecido. Coloquei pilhas novas e nada... :/ Vou procurar uma assistência. Beijossss e já to ansiosa pela semana que vem.

    http://www.myrlenaraquelly.com

    ResponderExcluir
  11. hualll amei seu post Wesley, claro que precisarei voltar mais vezes no post para entender bem, mas gostei das dicas e consegui compreender alguma coisa.
    a diferença é enorme.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
  12. Olá Myrlena,

    Fico feliz que tenha gostado!

    Até o próximo!

    ResponderExcluir
  13. Olá Deise,

    Caso tenha alguma dúvida pode perguntar ein ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas do post .

    Adorei o blog.
    www.louca-por-make.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado.

      Obrigada pela visita <3
      Beijos.

      Excluir
  15. Amei as dicas!! Vou praticar! Beijos, amor. http://eaianalic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem;

      Fico feliz que tenha gostado, agora é só praticar que você melhorar nas fotos.

      Obrigada pela visita.
      Beijos <3

      Excluir

Siga o Blog por E-mail

Postagens populares