Filtro Solar - FPS e Formulas

00:47


Olá pessoinhas, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre como é feito o Fator de Proteção Solar (FPS) e sobre as formulações cosméticas.
Mas antes, não esqueçam de conferir os post sobre Radiações SolaresFotoenvelhecimento e Tipos de Filtros.

O Fator de proteção solar é definido através da relação de tempo necessário  para a radiação UV provocar reação eritematosa mínima em pele não protegida.
Quando usamos os filtros solares FPS tal, significa quantas vezes o tempo de exposição solar sem risco pode ser aumentado.

Exemplo: Uma pessoa que pode ficar exposto por 10 minutos sem proteção, com o FPS 15, este tempo então se prolonga-rá 15 x , resultando numa proteção com o filtro solar por 2 horas e 30 minutos.

Mas lembrando, que os pesquisadores analisam de acordo com o uso de 30-40 g do protetor solar em cada aplicação, para um individuo de peso e altura média. O que é bem diferente na prática, já que usamos somente cerca de 1/3 do protetor recomendando em cada aplicação.
Então é recomendado reaplicar o filtro a cada 3-4 horas de exposição solar.

Sendo assim a utilização correta de filtro solar é:
  • Aplicar de 20-30 minutos antes da exposição solar
  • Aplicar em todas áreas expostas, inclusive orelhas, pescoço.
  • Aplicar ao redor dos olhos, evitando pálpebras inferiores e superiores.
  • E reaplicar sempre que nadar ou mergulhar, secar-se com toalhas, praticar exercícios físicos e suar excessivamente.


   Agora vamos falar das formulações cosméticas deste produtos, todas basicamente devem ser estáveis química, física e termicamente inertes. Atóxico, não irritantes, não mutagênico, não ser volátil, não ser absorvido pela pele, não alterar sua cor, não manchar a pele e vestimentas, ser incolor e absorver radiação 290-400 nm.
E observaremos particularidade de cada formulação.
Lembrando que as imagens de produtos comerciais são meramente ilustrativas.

  Cremes e Loções emulsionadas são os melhores veículos, na sua formulação contém componente lipossolúveis e hidrossolúveis. 
  A emulsão A/O (água é dispersa no óleo) é melhor para a proteção, mas deixa como característica a pele oleosa. Mas hoje em dia o óleo da formulação está sendo substituído por silicone, resultando numa emulsão A/S (água dispersa em silicone), onde o silicone não deixa a característica oleosa do óleo, além de deixar ´facil de espalhar, e formar um filme protetor que atua como barreira oclusiva. É a chamada emulsão oil free.

   As formulações de filtro solar em loções ou soluções hidroalcoólicas, são mais difíceis de encontrar, já que a presença de álcool na pele não é agradável e comercialmente usada.

    Os géis não oferecem a mesma proteção comparados com a emulsão. O espessante utilizados para formar géis podem ser de origem natural como gomas, ou sintéticos como polímeros. Nos filtros inorgânicos, os géis deixam aspecto opaco e aglomerados na pele, e apresenta baixo níveis de proteção devido os aglomerados não espalharem de forma homogênea.



Os óleos são ótimos, e muito resistentes a água, mas em contrapartida, deixam a pele oleosa e com aderência de areia, além de sujar e manchar



    Os sprays são práticos de serem aplicados, mas também são oleosos, e o principal a aplicação deve ser muito bem feita, já que pode não ficar uniforme, o que causa-rá queimadura na pele em determinados locais que não foi aplicado.


   Por último os sticks, são formados por cera, óleos e vaselina. Mas devem ser utilizados para áreas pequenas e sensíveis como boca, nariz e orelha, devido o seu custo se for aplicado no corpo, ficará caro.

  Espero que vocês tenham gostados, e semana que vem não percam, pois trarei analises de alguns filtros comercialmente vendidos.

beijos e até mais (:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Eu e o sol não nos damos muito bem, eu vou na piscina e praia á base de muito protetor solar fator 50 e sempre estou retocando, mas mesmo assim fico um camarão srsrsr!
    OBS: estou com o livro Deixe a neve cair em pdf, caso você queira posso te enviar! Claro que não é a mesma coisa de ler um exemplar, mas já tira a curiosidade e depois você pode comprar *---*

    Beijocas http://meudiva1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que se cuidar flor ;)

      vou querer sim

      beijos ;*

      Excluir
  2. Adorei saber mais, é um produto que deve ser usado todos os dias.

    Seguindo aqui, Retribui?
    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza marcelo, é fundamental o uso diário, para prevenir inúmeras doenças e rugas também ;)

      beijos ;*

      Excluir
  3. To saindo de férias amanha! vamos pra praia - uhuuuu- E comprei o filtro spray, achei mais fácil de passar (já que meu filho não consegue ficar parado). Obrigada pela informação, vou ficar atenta para tentar deixar o mais uniforme possível!

    beijos

    www.coresdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Fran, é importantíssimo, ainda mais pra ele que pequenininho ainda

      beijos e volte sempre ;*

      Excluir
  4. amei o post*-* dessas dicas eu não sabia adorei seu cantinho e virei mais vezes
    Meu Blog
    Meu Canal
    Minha Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado flor, volte sim e sempre !

      beijos ;*

      Excluir
  5. Oii , Tudo bom ?! Amei o post , amei teu blog , passei aqui só pra fazer uma visitinha mais acabei ficando e lendo quase todos os post's (risos) amei amei demais minha linda bjs !
    http://sdviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que bom que gostou linda, volte sempre

    beijos ;*

    ResponderExcluir

Siga o Blog por E-mail

Postagens populares