Filtros Solares - Tipos de Filtros

00:19





  Olá pessoinhas,

  Hoje venho trazer a continuação dos post sobre filtros solares, trazendo hoje os tipos de filtros que existem no mercado. Mas antes de começarmos, que tal rever os post sobre Radiações Solares e  Fotoenvelhecimento.

  Os filtros são divididos basicamente em 2 tipos, os orgânicos e inorgânicos, que eram erroneamente chamados de químicos e físicos respectivamente, mas mudaram devido a absorção solar, desde que não acha reação química é um efeito físico. Mas antes era classificada como químico

  Os Filtros Orgânicos

  São aqueles que tem a presença de compostos orgânicos e absorvem a radiação de alta energia transformando em radiações com energias menor e inofensivas ao ser humano.

   Exemplos: Benzofenona, Avobenzona, PABA, Octocrileno, Cinamatos e Salicilatos.

   Como os filtros absorvem apenas parte da região UV (UVA ou UVB) para se ter uma proteção completa, deve -se fazer uma combinação entre estes filtros, mas com cuidado, já que a combinação pode causar irritabilidade na pele.


  Para evitar a penetração de filtros na pele ,já que alguns estudos mostraram encontrar concentrações dos filtros na urina e no sangue. Uma nova tecnologia será usada, a utilização de esferas de silicone contendo filtro solares, pois elas dificultam a penetração de ativos na pele.




   Os Filtros Inorgânicos 

   São aqueles que tem a presença de óxidos metálicos (dióxido de titânio e óxido de zinco), Eles agem devido, serem impermeáveis a radiação solar, então refletem ela ao entrar em contato com a pele
Estes filtros são indicados para peles sensíveis, e de crianças, devido estes ativos terem baixo potencial alergênico, que é a chance do cosmético causar alguma tipo de reação em você.

   Mas apresenta estética desagradável, pois têm a tendência a deixar uma película branca na pele.

   Já em contrapartida, ocorre o uso de micropartículas destes óxidos, para não formar a película perceptível sobre a pele. Já que não absorvem e nem espalham radiação visível,  mas agem contra a radiação UV.

   Os Filtro Solares Naturais

   São os que são derivados de óleos, extratos fluidos ou glicólicos naturais que absorvem a radiação UVA/UVB. São de baixa absorção dos raios, então são indicados como coadjuvantes aos filtros apresentados anteriormente, já que sua foto estabilidade não é totalmente conhecida

   Exemplos de produtos Naturais com a ação de proteção solar são: Alecrim, Amor Perfeito, Babosa, Camomila, Café Verde, Algodão, Amendoim, Coco e Gergelim.

   Espero que tenham gostado, e semana que vem volto pra falar melhor sobre como agem os exemplos de filtros citados, e também mostrar opções no mercado para cada um.

   Beijos e até mais.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu sou um desastre na hora de escolher os filtros, mas agora já sei um pouco sobre eles, adorei ! Seu blog é lindo, estou seguindo *-* Beijos da Emi !

    Paroles Coffee

    ResponderExcluir
  2. oi
    obrigada pela visita em meu blog, e estou aqui retribuindo.
    muitas dicas boas sobre os protetores solares, tinha algumas que eu nem sabia.
    seguindo e curtindo.
    bjs
    http://lucyannetudosobretudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Emi, e continue acompanhando que espero que você fique expert no assunto ;)

    E fico feliz que tenha te auxiliado Luciane ;)

    beijos meninas, e voltem sempre ;*

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Eu sou muito ignorante nesse assunto, mas agora já sei mais sobre como escolher o melhor filtro solar para mim. Muito interessante!

    Beijos :)

    www.delamila.com

    ResponderExcluir

Siga o Blog por E-mail

Postagens populares